quinta-feira, 24 de março de 2011

Serra Recebe uma UPA da Dilma


 Edson Reis
 
 A informática será usada em todos os departamentos da UPA 24 de Carapina

O município da Serra inaugura hoje dia 24, a primeira obra pública de saúde no País totalmente informatizada, eliminando papel. A nova unidade de pronto atendimento 24 horas de Carapina (UPA 24h) utiliza a tecnologia como aliada para ganhar agilidade no fluxo de atendimento, obter diagnóstico mais preciso em exame e criar um diferencial na prestação de serviços ao cidadão. 

A obra, construída pela Prefeitura da Serra em parceria com o governo federal, é uma estrutura moderna, planejada e preparada para acolher e promover eficiência no atendimento pré-hospitalar. Ecologicamente correta, tem painéis solares para aquecimento de água e entradas de luz natural, garantindo economia no consumo de energia. 

Na área de diagnóstico, a prefeitura investiu na compra de um raio-X digital. O equipamento permite obter imagens de melhor qualidade, o que proporciona maior sensibilidade na detecção de doenças. Ou seja, maior possibilidade de haver diagnóstico precoce. 

Nesse equipamento, o filme convencional é substituído por uma película especial, sensível aos raios-X, que é lida por equipamento moderno de computação, o que proporciona uma imagem de alta resolução. Outra vantagem é que a imagem digital pode ser transmitida eletronicamente de um local para outro, o que facilita a consulta remota por outro especialista. 

A entrega da UPA 24h de Carapina representa também o início da implantação do prontuário eletrônico no município. A UPA funcionará como unidade piloto do programa Saúde em Rede, que prevê a informatização de todas as 44 unidades de saúde do município até final de 2012. 

Para funcionar sem papel a UPA foi equipada com 60 computadores, dois terminais de autoatendimento para emissão de senha para classificação de risco adulto e infantil, impressoras para emissão de cartão de identificação com foto e código de atendimento. Tudo monitorado por servidor de controle de segurança, armazenamento de dados e aplicações. 

Os computadores estão distribuídos na recepção, para ficha de atendimento; em consultórios, enfermarias, farmácia, almoxarifado, enfim, todos os setores que precisam registrar os dados do atendimento. Todo o histórico da prestação de serviço médico ao paciente – a partir de sua entrada na unidade – será registrado no sistema e acessado online pela equipe de profissionais dos setores por onde passar. 

Os pacientes podem acompanhar o fluxo do atendimento e aguardar sua chamada através de monitores que informam para onde o paciente deve se encaminhar e ainda assistir programação de canal aberto de televisão ou informes educativos nas TVs de LCD instaladas nas salas de espera adulto e infantil. A nova UPA priorizou conforto para usuários e profissionais de saúde e a humanização do atendimento. 

Atendimento a um toque na tela - Com um simples toque na tela do terminal de autoatendimento, o paciente vai poder escolher entre consulta clínica, pediátrica, odontológica e exame de Raio-X digital. Se estiver grávida, for idoso, deficiente físico ou estiver com criança de colo poderá solicitar atendimento preferencial. O equipamento emitirá senha para o serviço de classificação de risco dando início ao protocolo de atendimento. 

Ao passar pela classificação de risco, feita por equipe treinada, será definida sua ordem de prioridade no atendimento através de uma escala de cores. Quanto mais urgente, menor o tempo de espera. Vermelho, por exemplo, vai direto para o atendimento médico. Já a cor azul revela que o paciente é ambulatorial e será orientado a buscar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Uma assistente social fará a intermediação entre o paciente e a unidade. 

Prioridade - Só então, com a pulseira colorida que define sua prioridade no atendimento será feita a ficha eletrônica do paciente e emitido seu cartão de identificação no sistema Saúde em Rede. A partir daí, todo o atendimento médico dele ficará registrado eletronicamente. Até a medicação passada pelo médico será registrada em sua ficha e acessada online pela farmácia e sala de medicação. 

Quando todas as 44 unidades de saúde da Serra estiverem interligadas ao sistema Saúde em Rede será possível ter o histórico médico do paciente acessível em qualquer um dos locais onde ele buscar atendimento, inclusive na rede estadual de saúde, que utiliza o mesmo software. Para isso, bastará que os sistemas sejam integrados. 

O Saúde em Rede é uma parceria da prefeitura com o governo do Estado que prevê um investimento total de R$ 16,2 milhões na informatização das unidades de saúde da Serra. A UPA de Carapina é a primeira unidade a receber o sistema. 

Também é importante ressaltar que essa é a primeira das três UPAs aprovadas pelo governo federal para serem construídas na Serra. A segunda, em Serra-Sede, já está com 50% das obras concluídas e será entregue até o final deste ano. Já a de Castelândia começa a ser construída este ano. A área fica próxima ao terminal de transporte urbano de Jacaraípe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário